Xangô (São João Batista ou São Jerônimo)

Orixá da justiça e do conhecimento (estudo de maneira geral), equilíbrio das forças de um modo geral, ligadas a questões de Justiça. Sincretizado no Rio de Janeiro com São Jerônimo, tem o seu dia comemorado em 30 de setembro.

Encontramos também outras datas de comemoração porque este Orixá foi sincretizado com outros Santos Católicos, em função de seus desdobramentos, a saber:

Xangô Alafim-Eché (São Jerônimo – 30 de setembro),
Xangô Abomi (Santo Antônio – 13 de junho),
Xangô Alufam (São Pedro – 29 de junho),
Xangô Agodô (São João Batista – 24 de junho),
Xangô Aganju (São José – 19 de março)
Xangô D’Jacutá (sem sincretismo – Regência geral da Linha de Xangô).

– Reino: pedreira.
– Força da natureza que rege: trovão.
– Cores: marrom, cinza e ainda o roxo.
– Elementos: ar e terra.
– Dia da semana de vibração maior: quarta-feira
– Planeta: Mercúrio

Características dos seus filhos: Rigidez de pensamento, tem grande senso de justiça, são pessoas metódicas, equilibradas e tem facilidade no estudo.

OFERENDA

– Velas Marrons
– Pano Marrom
– Caneca de Barro
– Cerveja Preta
– 1 Charuto
– 7 Pedaços de Rabada enfeitados com Quiabo e Dendê, colocar na Gamela
– Palmas Vermelhas
– Cravos
– Crisântemos Marrons